domingo, 12 de abril de 2009

Vereador propõe mudanças na Área Azul

O vereador Sargento Armindo (PDT) apresentou projeto de lei que visa a ampliar o tempo de tolerância da isenção de cobrança do estacionamento rotativo - Área Azul - nas ruas da região central de Blumenau de 10 para 30 minutos.

Além disso, o projeto também institui o uso de cartão de advertência, de cor diferenciada, para alertar o motorista sobre o período de 30 minutos, após o horário inicial demarcado pelas monitoras. A proposta, apresentada na última terça-feira (7), foi encaminhada para a Comissão de Constituição Legislação e Justiça (CCJ).

Na opinião de vereador, o tempo vigente de 10 minutos é insuficiente para acessar os serviços públicos ou resolver qualquer atividade no comércio local. Segundo ele, com a alteração no tempo da isenção, o sistema terá maior rotatividade de veículos estacionados nas vagas, conforme o objetivo do sistema. “Com a real isenção do tempo previsto, necessário para que a maioria dos condutores desocupe as vagas, permitiremos ao próximo condutor estacionar naquele mesmo local”, aposta ele.

Armindo destaca ainda que os motoristas não terão mais “o incômodo e a preocupação de ter de se deslocar a um posto credenciado para efetuar o pagamento, sob pena de multa e a perda de pontos registrados nos acentos do Detran, para fins de renovação da CNH”.

Lembra ainda que a cidade possui características geográficas diferenciadas que dificultam modificações no trânsito e com isso, a ampliação de opções para vagas de estacionamento. “Porém, é dever do Poder Público, por meio dos administradores eleitos pelo povo, buscar alternativas para minimizar o ‘stress’ (sic) dos condutores no dia a dia e, consequentemente, a violência no trânsito”, argumenta.

Por fim, o vereador defende que o Poder Público não vise lucro com a cobrança do sistema. Para ele, os valores devem ser necessários para manter o funcionamento do sistema.

Discordância

O presidente do Serviço Municipal Autônomo de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), Rudolf Clebsch (PMDB), admite desconhecer o projeto, mas discorda dele. Sem citar valores, lembra que, atualmente, o sistema é deficitário.

“Com mais isenção, teremos menos receita ainda. Essa proposta vai na contramão do que os comerciantes nos pedem”, assegura, lamentando que o vereador não tenha procurado o Seterb antes de apresentar o projeto.

Clebsch lembra que o sistema funciona nesse modelo há 25 anos e que, diante do atual cenário, o Seterb trabalha em formas de mudá-lo. Segundo ele, as propostas devem ser apresentadas ao prefeito em breve. A intenção da autarquia é implementá-las ainda este ano.

A Folha mostrou, em meados de 2007, que o sistema da “Área Azul” opera no vermelho, com déficit mensal de aproximadamente R$ 6 mil.

Fonte: Jornal Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário