terça-feira, 28 de abril de 2009

Sem Palavras estréia nesta quinta em Blumenau

Acontece nesta quinta-feira, 30, na Fundação Cultural de Blumenau, o lançamento do documentário Sem Palavras, que integra a programação dos 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina. Sem Palavras, de Kátia Klock, aborda um período polêmico da história brasileira, os efeitos provocados pela Campanha de Nacionalização de Getúlio Vargas, um conjunto de ações que deixou amargas lembranças. A apresentação acontece às 19h30min, no Cine Teatro Edith Gaertner. A entrada é gratuita.

O documentário foi contemplado na categoria média-metragem com R$ 100 mil para a produção, pelo Prêmio Cinemateca da Fundação Catarinense de Cultura, e em 52 minutos faz um recorte sob a ótica das lembranças e narrativas orais dos descendentes alemães. A equipe entrevistou moradores de Blumenau e outras cidades, pesquisou arquivos privados e públicos – como o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

Sem Palavras reconstroi o clima da época com cenas dramatizadas. As encenações foram realizadas com pessoas que não são atores e sim descendentes de famílias alemãs de Blumenau. O maestro Edino Krieger cedeu composições para o documentário; o músico Ricardo Fujii montou a trilha e afinou a sonoplastia. A finalização é de Paulo Calasans, produção executiva de Maurício Venturi.

Repórter: Marilí Martendal (Prefeitura de Blumenau)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário