quinta-feira, 30 de abril de 2009

Segurança pública em Blumenau: Efetivo é menor do que o prometido

Dos 206 policiais civis e militares que o Estado se compreteu a mandar, somente 115 chegaram a Blumenau

BLUMENAU - Dos 56 policiais civis prometidos para o município há quatro anos, o Estado mandou apenas 15 até hoje. Isso representa 26,78% de cumprimento da promessa feita em 2005. Na Polícia Militar, o incremento foi maior: 66,66% do efetivo prometido chegou a Blumenau.

O governador, que tomou conhecimento dos números durante a posse da Acib, segunda-feira, comprometeu-se a vir a Blumenau dia 11, com a cúpula de Segurança Pública, para discutir o assunto. No entanto, o Estado adianta que, por enquanto, não há previsão de incremento no efetivo.

– Eu determinei que estes policiais viessem, mas não sei onde eles foram parar. Dia 11 vamos discutir, fazer o levantamento. Mas não se tem policial de um dia para o outro – afirmou o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, durante passagem por Blumenau.

Atualmente, Blumenau dispõe de 77 policiais civis para o trabalho administrativo e operacional. De acordo com o delegado regional de Polícia Civil, Rodrigo Marchetti, seria necessário pelo menos o dobro para dar conta da demanda. Com a defasagem no efetivo, a polícia precisa estipular prioridades.

– Hoje as prioridades de investigação são os crimes violentos, como homicídios, roubos e tráfico de drogas. Os outros acabam ficando para trás. É um problema porque a falta de efetivo prejudica o atendimento ao cidadão – diz Marchetti.

Segundo ele, hoje há delegacias só com um policial civil de plantão, quando deveria ter no mínimo dois. A falta de funcionário faz com que muitas vezes o cidadão encontre a delegacia fechada. Para driblar a situação, afirma o delegado, estagiários atuam no horário de expediente. Mas a população precisa recorrer à delegacia geralmente à noite e aos finais de semana, quando há maior incidência de crimes.

– Existe a necessidade de Blumenau ter mais policiais. Comparado com outros municípios do Estado com o mesmo tamanho, o município tem defasagem significativa – completa o delegado.

Na Polícia Militar, a falta de efetivo reflete diretamente na segurança da população. Segundo o coronel César Luiz Dalri, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, com os 312 agentes atuando hoje em Blumenau não é possível colocar grupos de policiais espalhados pelas ruas para inibir os crimes. Dalri afirma que não há parâmetro que defina qual seria o efetivo ideal, mas garante que o número está defasado:

– Nossa prioridade hoje é o atendimento às ocorrências. Com este efetivo não consigo fazer um trabalho eficiente de prevenção.

Repórter Isabela Kiesel, para o Jornal de Santa Catarina

Entenda a promessa

- Em 2005, depois de uma reunião com entidades empresariais e o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, foi encaminhado ao governo do Estado um documento solicitando a vinda de 150 policiais militares e 56 policiais civis para Blumenau. De acordo com Ricardo Stodieck, ex-presidente da Acib, o governo se comprometeu a mandar os policiais em três etapas, a medida que os concursos ocorreriam. Na Polícia Militar, o acordo foi cumprido, já que neste período ocorreram dois concursos e dois terços do solicitado foi enviado ao município. No entanto, na Polícia Civil o número ficou abaixo do esperado. Ano passado, só vieram nove policiais civis quando o estipulado era de 19 agentes.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário