terça-feira, 28 de abril de 2009

Prefeito avalia investimentos no aeroporto, trânsito e transportes

Avaliar e projetar novos investimentos, além de iniciar estudos para melhorar o trânsito e o transporte de Blumenau. Na quarta-feira (06/05), estes serão os temas da visita do prefeito João Paulo Kleinübing e do diretor-presidente do Seterb - Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte, Rudolf Clebsch, ao aeroporto Quero-Quero, Terminal Urbano do Aterro e Sistema Eletrônico de Travessia - SET.

Os trabalhos começam às 13h30min no aeroporto Quero-Quero. Logo após, a equipe da administração municipal segue para o Terminal Urbano do Aterro. As visitas de estudos encerram no Sistema Eletrônico de Travessia, no bairro da Velha.

Conforme o diretor-presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, em breve a cidade terá novidades. A autarquia já iniciou estudos para melhorar o sistema de transporte e o trânsito de Blumenau. “O prefeito tem acompanhado de perto os investimentos. Aplicamos na ampliação de 40% do quadro de servidores da Guarda Municipal, na recuperação de estruturas físicas, como é o caso do Terminal Urbano do Aterro, e, principalmente, em novas alternativas para auxiliar a mobilidade urbana e o trânsito, com implantação do SET”, relata.

Aeroporto: o aeroporto Quero-quero está apto para pouso e decolagem de aeronaves de pequeno porte, como aviões a jato modelos particulares. Composto por uma pista com 1.450 metros de comprimento, sendo 1.080 metros homologados pela Anac - Agência Nacional de Aviação Civil, opera diariamente, desde o nascer até o pôr do sol, em condições visuais. Atualmente, a administração pública do município busca formas para ampliar o funcionamento do aeroporto, através da operacionalização de linhas comerciais.

SIB: o Terminal urbano do Aterro é um dos seis equipamentos mantidos pela prefeitura municipal, por meio do Seterb, que atendem a população no Sistema Integrado de Transporte Coletivo Urbano de Blumenau – SIB. Todos os dias utilizam o espaço aproximadamente 50 mil usuários. Na recuperação do Equipamento foram aplicados mais de R$ 200 mil.

Hoje. Blumenau conta com aproximadamente 3 milhões usuários do transporte coletivo mensalmente. A frota de ônibus da cidade é de 258 ônibus, responsáveis por 97 diferentes percursos. O que representa cerca de 5 mil viagens diariamente. O sistema coletivo urbano do município percorre uma média mensal de 1.455.952 km.

SET: o Sistema Eletrônico de Travessia – SET – é um aparelho, semelhante a um semáforo, que emite sinais sonoros, ajudando as pessoas com deficiência visual a atravessarem a via. O equipamento é pioneiro e localizado próximo a Escola Estadual de Educação Básica Adolpho Konder.

Repórter: Tarciso Souza (Prefeitura de Blumenau)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário