segunda-feira, 27 de abril de 2009

Exemplos de Curitiba

Em sua coluna Mercado Aberto de hoje no SANTA, o ótimo Francisco Fresard cita o exemplo de Curitiba ao colocar museu dentro de um shopping, como é o caso do museu ferroviário dentro do Shopping Estação.

Concordo totalmente com a coluna, e ainda aproveito pra lembrar que Blumenau poderia buscar de lá outros exemplos. Morei por lá quase 5 anos, e sei que muitas coisas se adequariam muito bem a Blumenau. Exemplos podem ser citados aos montes: Música ao vivo nas principais praças/parques, incentivando até mesmo os moradores próximos a frequentarem para ouvir boa música, Rua 24 horas, roteiro gastronômico (tal a qual a famosa Santa Felicidade),uma linha de ônibus "Turismo", passando regularmente apenas nos pontos turísticos da cidade, facilitando em muito a vida do turista. São apenas alguns exemplos, mas Curitiba nos oferece vários outros bons modelos como inspiração.

Segue na íntegra o comentário de Fresard em sua coluna de hoje:

"Curitiba é sempre exemplo

Se os museus estão cada vez mais vazios e os centros comerciais estão cada vez mais cheios, siga a dica de Milton Nascimento. Em Nos Bailes da Vida, o compositor dizia que “todo artista tem de ir aonde o povo está”. Então por que não levar os atrativos culturais (não só pequenas exposições) aonde o povo está?

Foto: Francisco Fresard
O Shopping Estação, de Curitiba, é um belo exemplo. Foi construído onde antes funcionava uma estação ferroviária. Parte da antiga estrutura foi recuperada e hoje dá lugar a trilhos, locomotiva, museu ferroviário e outras atrações.

Que tal algo semelhante por aqui? "

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário