terça-feira, 21 de abril de 2009

Congressistas de SC também usam bilhetes

Representantes do Vale ouvidos pelo Santa reclamam da ausência de regras claras para uso de passagens

BLUMENAU - A maioria dos deputados federais e senadores de Santa Catarina usou créditos públicos para comprar passagens aéreas em viagens internacionais ou ceder voos a terceiros. É o que se conclui de um levantamento feito pelo Grupo RBS junto aos parlamentares do Estado, ontem.

A reportagem ouviu 18 congressistas ou ex-congressistas que deixaram o cargo recentemente para assumir outras funções no poder público, como o prefeito de Joinville, Carlito Merss (PT). Treze parlamentares disseram que já usaram as passagens para ir ao Exterior ou as cederam a terceiros.

Em Santa Catarina, a divulgação das viagens colocou no centro das atenções o deputado federal Fernando Coruja, líder da bancada do PPS na Câmara. Em 2007, o deputado fez duas viagens internacionais de caráter particular, uma para Paris e outra para Buenos Aires. Em cada uma, viajaram quatro pessoas.

Ontem, Coruja afirmou que não usará mais a cota de passagens aéreas para viajar com a família, apesar da prática ser considerada legal.

– Estamos vivendo um outro momento, e há uma exigência de transparência. Mesmo que continue sendo permitido, eu não vou mais usar. Vou usar só para o meu mandato, para ir e voltar – enfatizou.

Praticamente todos os deputados e senadores ouvidos também confirmaram que usam a cota para as viagens de assessores e familiares na ponte entre Santa Catarina e Brasília, mas também ajudam pacientes carentes que pedem viagens, sobretudo para tratamento no Hospital Sarah Kubitschek, referência em tratamento de vítimas de traumatismo.

– É difícil não ter um deputado que não usou a cota para levar pacientes para lá – diz o deputado federal Gervásio Silva (PSDB), presidente do Fórum Parlamentar Catarinense.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário