quarta-feira, 22 de abril de 2009

Colunista: TV Digital: Saiba tudo sobre ela.

Afinal, você sabe tudo sobre TV digital?

Alguns pensam que só precisa trocar a TV. Outros acham que TV Digital é besteira, não muda nada e que TV é tudo a mesma coisa. Há quem diga que é coisa pra rico. E assim seguem os questionamentos. Costumo lembrar das grande novidades tecnológicas que, ao terem seus lançamentos anunciados, foram menosprezadas.


O aparelho de Celular era "boiolagem" quando surgiu o primeiro 'Tijorola" Motorola. Falava-se que quem tinha um, chamava tanta atenção quanto encontrar alguém famoso na rua(coisa rara). E como era ridículo ver alguém falando com aquele tijolo de dígitos alaranjados apenas pelo status de ter a tal tecnologia. A bateria durava 4 horas e levava mais umas 4 pra carregar.

O DVD surgiu e também seria só pra quem tivesse muita grana. O então Vídeocassete jamais seria esquecido. E assim a História continua; surgem os IPODs, Máquinas fotográficas digitais, GPS´s, note books e tem até o MP10, um telefone celular com capacidade para ver televisão analógica e digital. Ele normalmente possui duas câmeras (uma na parte da frente e outra na de trás) e suporta dois chips de operadoras diferentes. A sua tecnologia permite também atender duas ligações simultâneas e assim por diante.

De todas estas novidades tecnológicas a que mais se destaca é sem dúvida a TV Digital. A maior mudança desde o surgimento da TV colorida. O investimento de quem exibe e de quem assiste é realmente grande, embora para o telespectador o preço do televisor LCD ou PLASMA Full HD já caiu bastante, muito além do que se esperava para este momento pós lançamento no Brasil e aqui em SC.


Aliás, você sabe o que significa o Full HD?

Full HD (Full High Definition [ao pé da letra: Alta definição máxima]) é a resolução máxima que uma TV de alta definição do mercado alcança. Se você chegar perto de uma TV de tubo normal, vai perceber uns ‘pontos’ na tela. Esses pontos são chamados de pixels. Uma TV Full HD tem 1920 pixels de resolução horizontal por 1080 linhas de resolução vertical a cada polegada quadrada, somando um total de 2.073.600 dpi², o que permite um melhor detalhamento da imagem. É muito número pra se ter uma imagem perfeita mas funciona.

É importante tomar cuidados na compra de um televisor que ofereça o recurso para você assistir um programa em alta definição. Alguns vendedores não sabem explicar qual o aparelho ideal e oferecem o mais caro, menos eficiente e até os que não possuem recurso algum pra reproduzir o sinal HD. Este assunto rende bastante, vamos combinar pra continuar em outra oportunidade. Se tiver alguma dúvida ou questionamento prá fazer sobre o que foi dito é só perguntar. Vou nessa!


Elton Magalhães é Coordenador de programação da RBS TV SC e é um dos pioneiros na implantação da TV Digital em nosso estado. Escreve semanalmente uma coluna exclusiva sobre comunicação em geral para o Blog Nova Blumenau.

Acompanhe o Blog também pelo TWITTER: Clique AQUI!

25 comentários

Gilvan disse...

Olá Elton.
Obrigado pelos esclarecimentos. Outra dúvida: você sabe qual a previsão para termos sinal digital em Blumenau?
Obrigado!

Viu na Mídia... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Viu na Mídia... disse...

Olá Gilvan! A previsão é ainda este ano no segundo semestre. Joinville deve entrar com o sinal primeiro em seguida será Blumenau.
Abraço.
Elton Magalhães

Rodrigo Piva disse...

Excelente artigo do Elton.
Muitos têm muitas dúvidas e outros que podem, compram a Full HD e ficam decepcionados pq ela tem o dobro de nitidez do que oferece o sinal digital.
Com o tempo esse conversor vai ficar ainda mais barato e espero, aposente de vez as "anteninhas", inclusive as que estão decoradas com o Bombril na ponta! hehe

Abraços

Anônimo disse...

Excelente artigo, Márcio. Eu mesmo ainda estava engatinhando sobre a Tv digital.

Abraços

Anônimo disse...

Elton, eu comprei uma TV LCD 32 FUll HD A550 da Samsung, que tem entrada USB. Taõ logo chegue o sinal digital aqui em Blumenau, comprarei uma Pen Drive com antena, desses que sao vendidos ja em Sp e em Porto Alegre. Isso é suficiente pra que eu possa asistir TV digital na minha TV?

Anônimo disse...

Os PEN TV disponíveis atualmente no mercado conectam na porta USB de computadores, e
exigem para seu correto funcionamento que seja instalado no computador um programa que faz a interface de acesso para sintonia de sinal (canais) e decodificação de áudio/video.
As tvs com entrada USB permitem apenas reproduzir arquivos do tipo JPEG (fotos) ou em alguns raros casos de Mpeg ou Divx (video), não tendo como instalar na tv nenhum software de interface para fazer a sintonia dos canais e decodificação de áudio/video.
Portanto , com os sistemas disponíveis atualmente, não é possível conectar um PENTV na entrada USB de um televisor LCD , como esse Samsung 32" A550, e assistir ao sinal digital.
É necessário o uso de um decodificador de tv digital externo, devidamente conectado à uma antena UHF (externa de preferência), e ligado à tv preferencialmente pela entrada HDMI para o máximo de qualidade possível.

Abraço,
Elton Magalhães

Alessandro Jiora disse...

Elton, sabes exatamente quado chegará o sinal digital aqui pra Blumenau? a RBS/SC já esta instalando aqui no Vale os equipamentos? Abraços. Alessandro

Viu na Mídia... disse...

Salve Alessandro! Em Joinvile a TV Digital inaugura nos próximos dias e Blumenau será a próxima cidade catarinense a receber esta tecnologia através da RBS TV. A previsão é o primeiro semestre de 2010, porém além do investimento em equipamentos em Blumenau a RBS sofrerá mudança de local.
Abraço.
Elton Magalhães

Unknown disse...

Olá Elton.
Minha residência fica numa área de sombra na Vila Itoupava, onde não há qualquer sinal de TV local, só sat. Será que a Tv digital vai abranger essas áres esquecidas do município?
Grato.

Anônimo disse...

Salve Richardson!

Não há possibilidade de chegada de sinal digiital direto para essa sua região. Se você hoje já não consegue receber o sinal, mesmo ruim, de uma das duas retransmissoras que temos na região (CH 49 do Morro do cachorro e a RTV de Vila Itoupava) vai continuar só com acesso ao sinal via satélite. Mesmo a transmissão sendo digital, é necessário ter uma uma visada direta ou com poucas obstruções da casa do telespectador para as torres de transmissão. Aqui em Floripa e em Joinville temos situações parecidas.

Abraço,
Elton Magalhães

Tom Civiero disse...

Elton, estamos em 2010. Quando teremos sinal digital aqui em Blumenau? Existe algo de concreto?
Será que para a Copa já poderemos assistir aos jogos pela RBS Digital?

Ewerton Civiero

Viu na Mídia... disse...

Salve Tom!
Amigo infelizmente a previsão de instalar a TV Digital para 2010 na região de Blumenau está comprometida. Dificilmente irá acontecer neste ano. Porém é possível afirmar que Blumenau será sim a próxima cidade em SC a receber esta tecnologia, provavelmente no ano seguinte.

Abraço,
Elton

diegoodorizzi disse...

Pelo visto, nada de Copa 2010 em HD para nós. Enquanto isso a tv com decodificador integrado vai pegando poeira...

Christian disse...

Elton, ano que vem, quando segundo palavras suas, tiver TV digital em Blumenau, as cidades vizinhas como Brusque, também terão, ou isso só vai acontecer depois também ???

Valeu...

Viu na Mídia... disse...

Salve Christian!
Minhas palavras previam a TV Digital em Blumenau para 2010 e as coisas mudaram. Imprevistos surgem e os planejamentos precisam ser alterados. Em 2011 é uma grande possibilidade. Infelizmente as emissoras que investem pesado em tecnologia para ter o sinal HD não são recompensadas pois ainda não ganham absolutamente nada, sem contar que precisam ter equipe profissional contratada apenas para atuar com este sistema. Quando Blumenau receber o sinal HD Brusque e cidades vizinhas não recebem junto. Para estas demais cidades a espera será bem maior,

Abraço.
Elton

Unknown disse...

Olá Elton!
Vc tem alguma noticia de quando vem sinal digital para Baln. Camboriu e regiâo? pelo que vejo a demora vai ser brava!!
abs
André

Viu na Mídia... disse...

Tens razão Andre´...Data indefinida e sem nenhuma previsão. Após entrar em Bnu podemos buscar alguma previsão.

Abraço,
Elton

jogos disse...

ja que a tv digital vai demorar para vir a blumenau ... gostaria de saber qual a previsão para tv digital rural?

...muito obrigado

blogger.com disse...

Acabou de ser lançada a TV Digital Rural. Mas a utilização é raríssima, pouquissim região terá acesso.

Alan disse...

É meus amigos, já era o tempo em que Blumenau significava alguma coisa em SC. O jeito é continuar baixando programação HD na net mesmo. TV digital aqui pelo jeito só em 2011.

Christian disse...

Bom, se para vocês for em 2011, fique feliz, e para as cidades vizinhas, como aqui em Brusque???

Vamos cançar de esperar....

Danton disse...

To vendo que vai demorar pra mim testar o GINGA! hahhaha ( GINGA = Sistema interativo da TV digital incluso em algumas TVs criado pela PUC )

n e g o disse...

Quando irá chegar o sinal digital em brusque SC???

Christian disse...

TV digital em Brusque?? Até 2016 sai, isso se eles não prorrogarem a data, coisa que não duvido nada.

Postar um comentário