quinta-feira, 30 de abril de 2009

Blumenau em estado de atenção contra a gripe suína

A Secretaria de Saúde de Blumenau, através da Vigilância Sanitária, determinou estado de atenção no município contra a gripe suína. A medida foi oficializada na tarde desta quarta-feira, dia 29, com o parecer de nota técnica expedida pela Secretaria de Estado da Saúde, trazendo um balanço geral da situação da gripe suína em outros paises, além de algumas diretrizes, como orientação e procedimentos que devem ser realizados neste período de prevenção.

Com a medida, a Secretaria de Saúde está reforçando para todos os profissionais médicos da rede básica de Saúde prioridade no diagnóstico dos pacientes e, em caso de realmente haver suspeita de gripe suína, fazer o encaminhamento ao hospital de referência.

De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária, Marcelo Schaefer, a população pode ficar tranqüila, porque não há nenhum caso de pacientes com gripe suína em Santa Catarina. “A Secretaria de Saúde está preparada para este tipo de evento, e está em total sintonia com as determinações e orientações da Vigilância Epidemiológica do Estado. É importante também que a população continue com sua rotina de buscar a unidade de saúde mais próxima de sua residência".

De acordo com a nota técnica, a definição de caso suspeito é bem clara: apresentar febre alta de maneira repentina, superior a 38º C e tosse, acompanhado de outros sintomas como dor de cabeça, dores musculares nas articulações, dificuldade respiratória e ter apresentado sintomas até 10 dias após sair de uma área considerada de risco.

Repórter: Joni César (Prefeitura de Blumenau)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário