segunda-feira, 13 de abril de 2009

Big Time Orchestra realiza show gratuito em Blumenau

A banda de neo-swing Big Time Orchestra que lançou seu primeiro CD e DVD em novembro do ano passado, apresenta-se este mês em Santa Catarina.

As apresentações estão marcadas para 15 de abril, na Praça de Eventos do Shopping Neumarkt em Blumenau, a partir das 19:30, no dia 16 em Balneário Camboriú e no dia 17 na Livrarias Catarinense em Florianópolis. O Neoswing, estilo musical inspirado no som das big bands dos anos 30 e 40, com forte influência do rock and roll, tem agora uma feroz representante brasileira: a curitibana Big Time Orchestra.

A banda, que já é um fenômeno, faz mais de 10 shows por mês, é sensação também no Bourbon Street Music Club e agora tem o prazer de apresentar seu primeiro CD e DVD, gravados na casa. No repertório, músicas autorais como "Clotilde" e "Só amo essa mulher" e as bem-humoradas versões para as músicas "Americano" (Brasileiro) e "Just a Gigolo" (Gigolô), além de releituras para sucessos de Elvis Presley, Ray Charles, Creedence, Rolling Stones, Jorge Ben Jor, Tim Maia, Chuck Berry entre outros mestres.

Fonte: Portal da Ilha

Saiba mais sobre a banda:

Quando o vocalista de uma banda fica com o rosto encharcado de suor durante o show, só pode haver dois motivos: ou o ar condicionado da casa quebrou, ou o grupo está dando o máximo de si, entregando-se à platéia. Como a primeira hipótese é remota numa casa de alto nível como o Bourbon Street Music Club, em São Paulo, dá para imaginar o que é uma apresentação da Big Time Orchestra.

A imagem é uma das tantas que chamam atenção no DVD "Ao Vivo no Bourbon Street", lançado pela big band curitibana (o CD homônimo tem o áudio do show). Gravar no Bourbon é um privilégio para poucos e a Big Time entrou para o seleto clube graças aos shows lotados que faz há anos na casa, tornando-se uma das atrações mais frequentes nesse templo da música negra americana.

E qual a receita de tanto sucesso? Ah, é fácil, basta um repertório altamente dançante, com números como "Hit The Road Jack", "Johnny B. Good", "Lets Twist Again", "In the Mood", "Simca Chambord" etc. Bem, mas se fosse só isso haveria dezenas de bandas bem-sucedidadas como a Big Time. Acontece que ela tem energia, bom-humor e muito talento. Isso não é para qualquer um. Tanto que as músicas mais pedidas pelo público não são os covers, mas composições próprias como "Clotilde", "Só Amo Essa Mulher" e "Brasileiro".

Está tudo no DVD: as engraçadas coreografias; o uniforme preto e branco que é sua marca registrada; os solos vibrantes dos músicos, a voz privilegiada de Zorba Mestre. Você vai se divertir em casa como se estivesse no Bourbon. Mas chame os amigos para assistirem juntos, porque um show da Big Time é uma festa.

O neo-swing

E engana-se quem ainda pensa que big band é coisa do passado. Lá fora há uma cena efervescente, que mescla um repertório clássico (sucessos dos anos 30 a 50), ao rock, o pop e o ska, movidos não só a metais (sax, trompetes e trombones), mas também a vigorosas guitarras. Brian Setzer Orchestra, Big Bad Voodoo Daddy e Royal Crown Revue são nomes emblemáticos desse novo estilo, que vem sendo chamado de neo-swing.

A Big Time é uma das principais bandas do gênero no Brasil. Não por acaso, foi escalada para tocar em renomados festivais como os de Campos do Jordão (SP), Rio das Ostras e Búzios (RJ), Guarujazz (SP) Great Curitiba Music Fest (PR). Agora, ela pode tocar também na sua casa.

Helton Ribeiro
Editor da revista BLUES and JAZZ

Veja um pouco da BTO em ação:

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário